A Faculdade Novo Tempo de Itapipoca realizou na última sexta-feira (06), mais uma edição do “FNTI na Comunidade”. Desta vez, a ação aconteceu para os colaboradores da fábrica de Alimentos Ducoco, onde fora abordado a temática sobre o Dezembro Vermelho, mês dedicado pelo Ministério da Saúde ao combate da HIV e outras doenças sexuamente transmissíveis.
Com o objetivo de conscientizar os colaboradores da empresa para a prevenção e a importância de um diagnóstico precoce, bem como o tratamento imediato, a iniciativa foi idealizada pela Profª. Me. e coordenadora de Extensão da FNTI, Francisca Maria Aleudinelia Monte Cunha. No local, acadêmicos de enfermagem, fisioterapia e nutrição distribuíram kits (informativos e camisinhas) aos presentes.
Para a profissional, a atitude aproxima a realidade da Faculdade ao dia a dia do morador local. “A FNTI é um projeto de extensão com responsabilidade social junto à comunidade itapipoquense. Nossa ideia ao executar ações como esta é derrubar as barreiras da instituição, por meio da interdisciplinaridade das disciplinas entregando valor para à sociedade”, ressalta Aleudinelia.
A acadêmica, Alexia Éllen, afirma que o projeto é engrandecedor. “Iniciativas educativas como a do FNTI na Comunidade são ótimas tanto para enriquecer nossos conhecimentos, quanto para nosso crescimento profissional em ambiente prático. Além de estarmos ajudando as pessoas através de educações em saúde, estamos crescendo nosso vocabulário e experiências com cuidados e orientações práticas em campo, trabalhando fora da faculdade”, afirma a estudante do primeiro semestre de nutrição.
A enfermeira da Ducoco, Adrielly Maria Pis Teixeira, vê o projeto como mais uma ferramenta na propagação na conscientização da prevenção. “A Ducoco é uma empresa predominantemente masculina. Para se ter uma ideia, hoje contamos com mais de 650 funcionários, deste, aproximadamente 45 são mulheres, sendo a maioria jovens. Então essa ação vem para contribuir com o ensinamento para que eles saiam daqui conhecendo mais sobre as infecções sexualmente transmissíveis e os modos de prevenção. Costumo pedir para que os colaboradores repassem o que aprenderam aqui para os seus filhos, irmãos, enfim, aos parentes de maneira geral”.