A Faculdade Novo Tempo de Itapipoca (FNTI), representada pelo Centro Acadêmico de Fisioterapia Jullius de Fontes Queiróz, realizou, no dia 15 de agosto, uma palestra temática sobre a depressão. A ação foi conduzida pelo psicólogo Esp. Igor Bezerra. A iniciativa foi aberta ao público e contou com aproximadamente 100 pessoas.
Para a acadêmica do 4º semestre da formação, Maria Jeane Castro de Oliveira, debater o assunto é importante, pois o transtorno depressivo é silencioso e pode passar despercebido. “A depressão é algo recorrente no nosso dia a dia, não tão distante da realidade de todos. Inclusive, pode acontecer com pessoas bem próximas de nós, por isso é importante sabermos do assunto, procurar meios de como abordar o depressivo ou a forma de tratá-lo em si. É preciso expor que não é frescura, afinal não sabemos o impacto que a depressão tem na vida daquele ser”, explica.
Entenda o cenário
Segundo dados recentes da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a depressão é um transtorno comum em todo o mundo. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram com ele. A condição é diferente das flutuações usuais de humor e das respostas emocionais de curta duração aos desafios da vida cotidiana. Especialmente quando de longa duração e com intensidade moderada ou grave, a depressão pode se tornar uma crítica condição de saúde.
A depressão pode causar à pessoa afetada um grande sofrimento e disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar. Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano, sendo essa a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos.