Entre os dias 9 e 11 de outubro, a Faculdade Novo tempo de Itapipoca (FNTI) realizou a II Jornada da Fisioterapia, com o tema: História da Fisioterapia: Antes, Durante e Depois. A programação do evento contou com palestras, minicursos e mesa-redonda. A organização foi da coordenação do curso e dos estudantes pertencentes ao Centro Acadêmico Jullius de Fontes Queiróz.
A coordenadora do curso de Fisioterapia, Profa. Me. Francisca Maria Aleudinelia Monte Cunha comentou sobre a importância da jornada para acadêmicos e profissionais da área. “Eventos como estes possibilitam aos participantes novas trocas de conhecimento entre o ensino, a pesquisa e a extensão, trazendo atualidades e estimulando os mesmos a participarem de sua formação complementar”, explica.
A iniciativa ainda contemplou apresentação de trabalhos científicos por parte dos acadêmicos.
Sobre a programação
A abertura da II Jornada de Fisioterapia foi realizada pelo profissional que deu o nome ao Centro Acadêmico da formação, o Dr. Jullius de Fontes Queiróz. O mesmo proferiu palestra com o tema da ação: “História da Fisioterapia: Antes, Durante e Depois”.
Vários minicursos foram trabalhados por grandes nomes da Fisioterapia durante o evento, entre eles: Dr. José Nunes, que falou sobre “Terapia Manual”; Dra. Larissa Lais Peixe Freires, com “Terapias Integradas” (Ventosas, Dry, raspadores e ganchos); Dr. Heldâneo Pablo Ximenes Aragão Paiva Melo, com “Princípios da Osteopatia”; Dra. Vanessa Mesquita Ramos, com os “Princípios de Primeiros Socorros”; Dra. Sarah Giselly Braga da Silva, com “Fisioterapia no âmbito hospitalar” e Edvanete Maria dos Santos, com “Drenagem Linfática”; Dr. Matheus Freire Carvalho, com “Fisioterapia em inovação”; Dra. Cristina Ingrid Aguiar Cardozo, com “Fisioterapia no trabalho de parto” e finalizando os trabalhos, o Dr. Francisco Wesley Sousa, com “Indução Percutânea de Colágeno: o sangramento durante a realização da técnica é de fato importante?”.
Por fim, a mesa-redonda teve como tema: “A Evolução da Fisioterapia nos 50 anos de Profissão”, onde participaram as doutoras Ana Carolina Pires Pinto e Fabiana Alves Gomes. O mediador foi o professor da FNTI, Me. Athus Brandão Bastos.