Na sexta-feira (07), o Ministério da Educação (MEC), autorizou o funcionamento do curso de Direito na Faculdade Novo Tempo de Itapipoca (FNTI). A aprovação, com conceito de excelência, se deu após visita técnica presencial do órgão educacional para avaliação estrutural da unidade. Com a homologação do MEC, o início da formação está prevista para 2019.2 onde serão disponibilizadas 150 vagas para o período diurno e noturno.

O MEC elenca uma série de critérios que são observados pelos avaliadores e que vão desde o currículo do coordenador do curso até as condições das instalações físicas que o curso irá utilizar. Também são avaliados a qualidade do corpo docente, da biblioteca, a grade curricular que a instituição oferece, o seu grau de envolvimento com a sociedade onde está inserida, entre outros.

Os avaliadores dão notas que variam de 1 a 5, que é a nota máxima, de acordo com as análises e observações que são feitas em loco, depois de lerem atentamente o Projeto Pedagógico do Curso e o Plano de Desenvolvimento Institucional que são enviados previamente para o MEC.

Com a autorização com conceito de excelência, o curso se une a uma já vasta lista de graduações com nota máxima ou alto conceito de qualidade ofertados nas instituições de ensino capitaneadas pelo Grupo GORJ, presidido por Dr. Oscar Rodrigues Junior, também Reitor do Centro Universitário Inta (UNINTA) e Diretor das Faculdades Novo Tempo, grupo que inclui o campus de Itapipoca, a FNTI. “A nota atribuída por este instrumento super criterioso valida e chancela nosso trabalho árduo e a nossa responsabilidade em oferecer ensino superior de qualidade para atender a demanda do nosso Estado, entendendo que a formação de profissionais éticos e qualificados é um impulsionador de desenvolvimento social e um grande transformador da economia”, afirmou.

O vice-diretor da FNTI, Adílio Moreira de Moraes reforça o discurso de que a vinda da graduação atende a procura da sociedade pela formação local. “O curso de Direito, surge a partir da demanda reprimida de Itapipoca, da necessidade de se ter o ensino superior em sede própria dentro do município. Antigamente os estudantes se deslocavam para Fortaleza ou Sobral, cerca de 130 a 150 km daqui. Ou seja, a vinda do curso agrega valor ao sistema educacional local e torna Itapipoca referência às cidades circunvizinhas que, enxergarão na FNTI um pólo educacional”, explica.

A coordenadora do curso, Profª. Drª. Fernanda Maria Afonso Carneiro tem uma vasta experiência no âmbito do Direito e espera realizar com sucesso essa missão de liderar o curso em Itapipoca. “A minha expectativa é realizar, na FNTI, o mesmo trabalho que realizei no Uninta, onde deixei um curso estruturado, bem avaliado, com o Núcleo de Práticas Jurídicas, que dá assistência gratuita à população, instalado e uma Vara da Infância e da Juventude operando dentro da instituição”.

Objetivo do curso de Direito
Formar profissionais dotados de conhecimento técnico e humanístico, capacitados para atuar nas diversas áreas jurídicas e na comunidade na qual está inserido, mediante prestação jurisdicional democrática, proporcionando sólida formação geral, axiológica, crítica, reflexiva e inovadora, capaz de impulsionar, no âmbito das competências técnicas e habilidades específicas, a capacidade de análise, o domínio de conceitos e terminologias jurídicas e a prática de pesquisa; além de fomentar a aprendizagem autônoma e dinâmica necessária ao exercício da Ciência do Direito na promoção da justiça e dos meios consensuais de gestão dos conflitos, contribuindo para a transformação social e o pleno desenvolvimento da cidadania.

Para a realização do bacharelado em Direito, a FNTI, por exemplo, dispõe dos programas de incentivo estudantil: FIES e PraValer, sendo este último um crédito universitário que permite ao aluno um financiamento de até 50% no valor da mensalidade.

Sobre a FNTI
Tendo iniciado os trabalhos acadêmicos em janeiro deste ano, a Faculdade Novo Tempo de Itapipoca (FNTI), oferece quatro cursos: Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Nutrição. Atualmente com oito turmas, a instituição disponibiliza para alunos, uma biblioteca com mais de 5,5 mil arquivos de consulta, um quadro composto por mestres e doutores e uma formação interdisciplinar permitindo que o estudante vivencie a prática do direito, sem esquecer a contribuição biológica, fisiológica, anátema, que os outros cursos agregam para a sua compreensão como indivíduo social.

Informações da formação de Bacharel em Direito
Duração: 10 (dez) semestres
Turnos: manhã, tarde e noite
Modalidade: presencial
Carga Horária: 4.495 horas
Coordenação: Profª. Drª. Fernanda Maria Afonso Carneiro