Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, as instituições de ensino superior precisam estar atentas ao que será cobrado dos alunos em seus campos de prática. Para isso, além dos métodos tradicionais apresentados em sala de aula, outros recursos, inclusive tecnológicos podem auxiliar o docente no aprendizado assertivo do aluno.

Atenta a essa realidade, a Faculdade Novo Tempo de Itapipoca (FNTI) passou a empregar um sistema norueguês, o Kahoot, em sala de aula. A plataforma de aprendizagem é baseada em jogos de perguntas e respostas. Os “Kahoots” são testes de múltipla escolha que permitem a interação em tempo real dos estudantes, que competem a partir de seus dispositivos móveis.

A ideia foi aplicada na última quinta-feira (21), pelo Coordenador Acadêmico de Inovação Educacional, Me. Douglas Rodrigo Cursino dos Santos, durante a disciplina de “Direito Humano e Alimentação Adequada”. Para ele, quem ganha é o aluno com as novas práticas pedagógicas. “Esse método de gamificação auxilia os alunos na assimilação do conteúdo. Os docentes também são favorecidos, uma vez que, o Kahoot ajuda no planejamento dos mapas de ensino em cada disciplina”.

“Diversão aliada a conhecimento”, define a aluna do 2º semestre do curso de Nutrição, Thays Maria Lima Sousa. “Achei o Kahoot super divertido. Sinto que aprendo mais, pois no primeiro momento da aula focamos ainda mais no conteúdo, para que, no segundo momento, a gente consiga responder todas as perguntas de forma assertiva”.

Além desta disciplina, o recurso foi utilizado nas cadeiras de Anatomia Humana, Bioquímica e Antropologia Filosófica. A Faculdade Novo Tempo de Itapipoca (FNTI) incentiva seus professores a utilizarem metodologias inovadoras para a prática de ensino.

Para o semestre 2019.1, a instituição continua com processo seletivo aberto, com possibilidade de agendamento da prova. Interessados podem acessar o link http://www.fnti.com.br/processos-seletivos e efetuar sua inscrição!