No dia 25 de agosto, a Faculdade Novo Tempo de Itapipoca (FNTI), por meio do Programa de Extensão e Responsabilidade Social “FNTI na Comunidade”, esteve na Praça da Matriz de Itapipoca. Desta vez, a iniciativa foi alusiva a duas campanhas pertencentes ao referido mês: o Agosto Dourado e Agosto Lilás.
Disseminar a informação é necessário. É o que afirma a coordenadora do programa FNTI na Comunidade, Profa. Me. Francisca Maria Aleudinelia Monte Cunha. “Com o Agosto Lilás, conscientizamos a população itapipoquense sobre a violência sofrida contra a mulher. Explicamos os tipos existentes e informamos como se deve denunciar. Já com o Agosto Dourado, buscamos explanar para as mamães sobre a importância da amamentação e como essa atitude influencia na saúde dos bebês”, finaliza.
Conheça as campanhas de conscientização
Agosto Lilás: pelo fim da violência doméstica.
A iniciativa faz alusão aos 13 anos da criação da Lei Maria da Penha e destaca os cinco tipos de violência doméstica mais comuns. De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em agosto de 2019, o índice de violência contra mulheres que integram a população economicamente ativa (52,2%) é praticamente o dobro do registrado pelas que não compõem o mercado de trabalho (24,9%).
Agosto Dourado: importância do aleitamento.
É dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, chamando a atenção para importância vital da ação na construção de uma saúde com base sólida. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, crianças amamentadas têm risco 35% menor de ter Diabetes tipo 2 e 13% menor de ter sobrepeso/obesidade.
A Faculdade Novo Tempo de Itapipoca (FNTI) apoia iniciativas que promovem o debate com a comunidade.