A Faculdade Novo Tempo de Itapipoca (FNTI), por meio do Centro Acadêmico de Fisioterapia Jullius de Fontes Queiróz, realizou no dia 11 de junho, palestra intitulada “Assédio Moral e Sexual: Uma Questão de Gênero”. A mesma foi conduzida pela professora Dr. Luciana Moura à convite do CA e aberta aos estudantes da instituição.
Foi abordado durante a exposição o histórico sobre a questão do gênero, passando pela Filosofia, Idade Média, Idade Moderna encerrando nos dias atuais. A conversa abordou ainda, a violência e o abuso sofrido pela mulher, seja ele moral ou sexual.
Para Carlos Eduardo Marinho Rodrigues, acadêmico do 2º semestre de Fisioterapia e presidente do CA, a atividade proposta teve como intuito propagar sexos masculino e feminino. “Estamos contentes por poder contribuir juntamente com a FNTI na disseminação de um tema tão relevante e pertinente à sociedade como é o assédio moral e sexual. Além da informação, nós também tentamos desmistificar o modo como a comunidade enxerga as mulheres. Não há nada de sexo frágil, elas buscam diariamente igualdade e respeito. Poder discutir isto em sala de aula é gratificante”.
Violência contra a mulher no Brasil
Em 2018, segundo um levantamento do Datafolha, encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado no Jornal Nacional, 16 milhões de mulheres acima de 16 anos sofreram algum tipo de violência: 3% ao se divertir num bar, 8% no trabalho, 8% na internet, 29% na rua e 42% em casa.
O número de agredidas fisicamente alcança quase cinco milhões de mulheres, uma média de 536 mulheres por hora em 2018; e 177 espancadas.
É preciso discutir o cenário
Ciente de que além de promover o ensino de qualidade, a Faculdade Novo Tempo de Itapipoca tem o papel de formar cidadãos humanos e críticos, constantemente a instituição realiza debates, palestras e seminários com temas pertinentes à sociedade. Assim, formaremos profissionais dispostos a respeitar o espaço do(a) outro(a) como indivíduo.