A Faculdade Novo Tempo de Itapipoca (FNTI), representada pela coordenadora do curso de Direito, Profa. Dra. Fernanda Maria Afonso Carneiro, esteve no XXXIII Congresso Brasileiro de Direito Administrativo. O evento ocorreu entre os dias 16 e 18 de outubro, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Este ano, o evento teve como tema central o “Desenvolvimento Nacional: Por uma Agenda Propositiva e Inclusiva”, que homenageou o professor Celso Antônio Bandeira de Mello.
Com três categorias: “artigos”, “teses e comunicados” e “fórum de boas práticas”, a Profa. Dra. Fernanda apresentou sua dissertação intitulada “A corrupção como fenômeno político e econômico: uma abordagem teórica e um estudo de caso no Nordeste brasileiro”.
Para ela, o encontro foi de profundo conhecimento. “Na oportunidade pude apresentar e discutir sobre as novas perspectivas do tema central: o Desenvolvimento Nacional: Por uma Agenda Propositiva e Inclusiva. Ainda pude expor a compilação e a metodologia aplicada, bem como os resultados e discussões acerca da minha tese de doutorado”, conclui.
Sobre o congresso
O evento tratou das novas perspectivas das Leis nº 8666/1993, voltada para licitação e contratos e a de nº 8429/92, de improbidade administrativa, sendo esta última discutida acerca de sua reformulação. Explanou-se ainda sobre a relação da terceirização no serviço público como precursor de abrangência e a reforma previdenciária no setor público.
De acordo com a organização, a programação do evento foi elaborada com o intuito de analisar o instrumental jurídico apto a fornecer suporte para o alcance dos objetivos trazidos pela Constituição, notadamente a promoção do bem de todos e o desenvolvimento do país.