No dia 26 de novembro, durante a disciplina de Nutrição Humana I, lecionada pela Profa. Me. Bruna Aparecida Melo Batista, os acadêmicos do 4º semestre do curso de Nutrição participaram do Júri Simulado. Com o tema: “Fibras alimentares são culpadas ou inocentes quanto ao prejuízo na biodisponibilidade de minerais de alimentação?”, a atividade contribuiu para tomadas de decisões, buscando articular literatura científica e situações de práticas profissionais.

Para discutir essa situação dentro da atividade proposta, a turma foi dividida em três grupos: Promotoria, Defesa e Jurados. O cargo de juíza ficou por conta da professora Bruna.

Alunos do Curso de Nutrição - FNTI, realizam juri simulado

Para discutir essa situação dentro da atividade proposta, a turma foi dividida em três grupos: Promotoria, Defesa e Jurados. O cargo de juíza ficou por conta da professora Bruna. 

Os grupos Promotoria e Defesa estudaram o caso a partir de textos didáticos que abordam a influência de diferentes tipos de fibras alimentares no aproveitamento dos minerais provenientes da alimentação. Após o estudo, foi dada a palavra para cada grupo, iniciando com a Promotoria. Logo após a Defesa realizar sua explanação, os Jurados se reuniram para considerar os argumentos e chegar a uma decisão, apresentando-a.

O veredito final foi de que as fibras são inocentes, pois mesmo que exista alguma influência negativa, os benefícios a ultrapassam, considerando que haja equilíbrio na alimentação.

Para a docente a atividade motiva ainda mais o acadêmico em sala de aula. “Esse tipo de metodologia ativa contribui para a análise de fatos de forma objetiva, proporcionando discutir situações conflitantes que podem influenciar na tomada de decisão. Os alunos puderam observar que no campo da Nutrição existem muitas controvérsias que devem ser avaliadas com embasamento científico, para que a atividade profissional possa ser exercida de maneira ética e consciente”, explica.

Biodisponibilidade

O termo “biodisponibilidade”, no contexto nutricional, significa o quanto um nutriente está disponível para ser absorvido de maneira aproveitável pelo organismo. As fibras são elementos que produzem efeitos fisiológicos benéficos no corpo, porém podem prejudicar a absorção de minerais.