A Faculdade Novo Tempo de Itapipoca (FNTI), por meio do programa de Extensão e Responsabilidade Social, “FNTI na Comunidade” incentivou os estudantes de Fisioterapia e Nutrição a conscientizarem a população itapipoquense sobre cuidados preventivos durante o carnaval. A iniciativa aconteceu no bairro Encruzilhada.

Na falta de números do Governo Federal, dados da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo acusam que as ocorrências de sífilis por transmissão sexual cresceram 603% em seis anos. O salto foi de 2.694 casos em 2007 para 18.951 casos em 2013. Em outros estados, o panorama não é menos preocupante. Em 2013 e 2014, Acre, Pernambuco e Paraná registraram crescimento de 96,1%, 94,4% e 63,1%, respectivamente.

Luana Pires Barros, aluna do 3º semestre de Fisioterapia avalia o contato com a comunidade como agregador. “Acabamos conhecendo o público com quem vamos trabalhar futuramente, pois com a prática acabamos por descobrir nossos futuros pacientes. Acho bacana a postura da Faculdade em nos dar a oportunidade de ter esse contato direto com a população, afinal, educação e saúde não é só na escola, mas em grupos públicos”, pontua.

Para a idealizadora da FNTI na Comunidade, Me. Francisca Maria Aleudinelia Monte Cunha o momento foi engrandecedor. “Hoje foi um momento de trocar experiências, pois a ação aconteceu para um público diferente, o que garantiu um momento de entrosamento. Os rapazes pararam para escutar, isso serviu como um elo de ligação entre a comunidade acadêmica com a comunidade social que é o principal intuito do projeto”.

Além dos cursos de Fisioterapia e Nutrição, a Faculdade Novo Tempo de Itapipoca também oferta a formação em Enfermagem e Psicologia. Para o segundo semestre de 2019, estará disponível o curso de Direito. Os cursos podem ser financiados por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), programa do Ministério da Educação e o PRAVALER, programa de crédito universitário privado.