Na última quinta-feira (28), a Faculdade Novo Tempo de Itapipoca (FNTI) realizou o primeiro encontro do grupo de estudos em Saúde Mental e Coletiva. Ao todo, 12 vagas foram distribuídas para 08 acadêmicos da FNTI, 02 para estudantes de outras IES e 02 para profissionais da saúde/educação/cultura.

A iniciativa surgiu pelos professores proponentes, Prof. Me. Ronaldo Rodrigues Pires e a Prof. Dra. Luciana Moura Ferreira, satisfazendo a necessidade dos estudantes em aprofundar leituras e discussões disparadas na sala de aula sobre a temática da saúde mental coletiva. A atividade contextualiza as questões locais, buscando uma articulação entre estas e os assuntos que serão objetos de reflexão.

Para a vice-coordenadora do projeto, Profa. Dra. Luciana, a ideia é abordar assuntos que proponham um entendimento mais profundo. “O grupo de estudo em Saúde Mental e Coletiva busca fomentar o debate e a reflexão sobre a dimensão da loucura e do sofrimento psíquico na sociedade contemporânea. A temática dos transtornos mentais, do suicídio, do estigma sobre a loucura, o problema do uso de álcool e outras drogas, o suporte familiar, entre outros, são aspectos importantes para a atuação profissional, que não podem ser negligenciados”.

Pluralidade, é assim que Denise Maria de Azevedo Frota, aluna 3º semestre de Psicologia avalia a iniciativa. “É muito válido participar do grupo de estudos, pois você mostra a sua ótica sobre um determinado assunto, a partir da sua experiência de vida, ao mesmo tempo que aprende sob o olhar do outro. É um momento de compartilhar ideias e expandir o conhecimento. Pretendo participar de outros encontros promovidos pela FNTI com certeza”.

A participação dos alunos será avaliada pela assiduidade e por uma construção coletiva que se materializa pela confecção de um texto escrito dos participantes ou um artefato artístico cultural, que possa sintetizar as experiências e reflexões do grupo.

Além desta ação, a instituição realiza também a Mostra Científica de Enfermagem, de Bases Químicas da Nutrição e de Antropologia, Simpósio de Nutrição e Psicologia, Jornada de Fisioterapia, Semana Acadêmica e FNTI na Comunidade.

Hoje com quatro cursos (Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Nutrição), em breve a unidade receberá o curso de Direito.