A Faculdade Novo Tempo de Itapipoca (FNTI) promoveu na última quarta-feira (19), para os alunos do primeiro e segundo semestre de Psicologia uma mesa redonda com o tema: Direitos Humanos, Conquistas e Desafios. As atividades fazem parte da metodologia pedagógica da disciplina de Filosofia da Ciência, que é ministrada pela Profa. Dra. Luciana de Moura Ferreira.

Temas como movimentos sociais e o feminismo, filosofia e a participação da igreja na luta pelos direitos humanos em Itapipoca, foram abordados pelos convidados que participaram da ação.

De acordo com a professora da disciplina, Luciana de Moura Ferreira, a atividade teve como propósito incentivar o senso crítico e analítico dos acadêmicos. “A proposta de atividades como a mesa redonda debater temas relevantes para a sociedade a partir da multidisciplinaridade, de múltiplos olhares de diferentes atores sociais. O desenvolvimento dessa iniciativa dentro do curso de psicologia especialmente se deu pela comemoração dos 70 anos da declaração dos direitos humanos que nessa atual conjuntura política nacional, mundial, se faz relevante, devido às ameaças que os direitos humanos vem sofrendo”.

A mesa foi composta pelo Prof. Me. Luiz Carlos Alves, com o tema “Direitos Humanos e a Filosofia”, a especialista em História, Profa. Esp. Ninívia Campos, com o tema “Movimento Sociais e Feminismo” e os representantes da igreja católica, Francisco Marcelo Alves dos Santos e Leilane Alves de Melo Oliveira com o tema, “A Igreja na Luta Pelos Direitos Humanos em Itapipoca”.

Para o coordenador do curso de Psicologia, Prof. Me. Mauro Michel El Khouri, direitos humanos é uma temática atual em virtude dos questionamentos que a sociedade coloca à frente da instituição. “A responsabilidade crítica do psicólogo é que se discuta essa a crise dos direitos humanos frente a opinião pública. Acontece, que a mesma enxerga de maneira ampla que os direitos humanos atuam em prol do crime, do criminoso e não é bem assim. Aí o debate vai promover justamente esse esclarecimento”, finalizou.