A Faculdade Novo Tempo de Itapipoca (FNTI) realizou na quarta-feira (08) uma palestra sobre a Hepatite, síndrome que causa inflamação no fígado. A iniciativa contou com a participação dos acadêmicos da FNTI que ministraram palestra para aproximadamente 150 alunos do Centro Educacional Maria Magalhães Viana Azevedo.

A coordenadora do programa FNTI na Comunidade, Profa. Me. Francisca Maria Aleudinelia Monte Cunha, explica a importância de discutir o tema em Itapipoca. “Debatemos a questão da promoção e prevenção à saúde sobre os cuidados em torno da higiene. A Faculdade exerce um papel muito importante neste momento, pois orienta aos estudantes o cuidado além da escola”, explica.

A acadêmica do 3º semestre de Nutrição, Iana da Cunha Barroso dos Reis, fala sobre o engrandecimento pessoal após participar da iniciativa. “Por meio do projeto FNTI na Comunidade estou tendo uma grande oportunidade que é estar próxima das pessoas de uma forma diferente, não apenas com o olhar de futura nutricionista, mais sim com um olhar esperançoso e fraternal. A ação de promoção à saúde que realizamos no Centro Educacional Maria Magalhães Viana Azevedo foi de suma importância e enriquecedora. Vimos a importância que é passar informações para tantas crianças que muitas vezes estão precisando”, conclui.

A visita rendeu bons frutos, é o que afirma o diretor do Centro Educacional Maria Magalhães, Haroldo Paulino Viana. “Firmamos uma parceria com a Faculdade Novo Tempo de Itapipoca. Estou satisfeito, afinal, educação se faz assim, com busca de novos conhecimentos, novas metodologias, novas técnicas, novos saberes e a FNTI se colocou à disposição com este novo horizonte, olhando para o futuro. Estamos todos contentes”.

Entenda o cenário
De acordo com o jornal Correio Braziliense, o Ministério da Saúde anunciou um plano para eliminar os números de casos da hepatite C do país até 2030. Segundo a pasta, entre os tipos de hepatite, a que mais tem notificações é a do tipo C. Em 2017, mais de um milhão de pessoas tiveram contato com o tipo da doença. No ano passado, foram notificados 24,4 mil novos casos.

A enfermidade é transmitida por sangue contaminado, sexo desprotegido e compartilhamento de agulhas ou instrumentos cortantes. Segundo o Boletim Epidemiológico das Hepatites Virais de 2018, foram registrados 40,1 mil casos novos de hepatite.

A Faculdade Novo Tempo de Itapipoca (FNTI) apoia iniciativas que promovem o debate com a comunidade.