A Faculdade Novo Tempo de Itapipoca (FNTI) realizou, durante os dias 28 e 29 de agosto, o II Simpósio de Nutrição e Psicologia (NUTRIPSI). O evento, que teve como tema principal “Desafios do envelhecimento e longevidade”, contou com a participação de nutricionistas, psicólogos e profissionais das diversas áreas da Saúde e das Ciências Humanas e Sociais.

De acordo com o coordenador do curso de Nutrição, Me. Douglas Rodrigo Cursino dos Santos, se faz necessário discutir em Itapipoca a saúde do idoso. “Realizar o NUTRIPSI fortaleceu ainda mais a proposta da Faculdade Novo Tempo em propagar a interdisciplinaridade da instituição, uma vez que, reuniu em um único evento, uma equipe multiprofissional de nutricionistas e psicólogos. Inclusive, buscamos ainda discutir a inserção do envelhecimento do idoso além da sua saúde nutricional, como a saúde mental, por exemplo”.

No primeiro dia de evento, durante a tarde, a programação contou com a apresentação de minicurso em torno do tema “Avaliação subjetiva global do idoso”, bem como oficina terapêutica “Um olhar da Psicologia sobre os idosos”. À noite, a conferência de abertura discutiu a prevenção e cuidados com a osteoporose, condição na qual os ossos se tornam frágeis e quebradiços.

No segundo dia de programação, também foram proferidas palestras sobre “Os desafios da Psicologia Clínica no Campo do Envelhecimento e Longevidade”, “Envelhecimento e Longevidade na Perspectiva da Terapia Cognitiva Comportamental”, “Necessidades Nutricionais do Idoso”, “Nutrição, Envelhecimento e Sarcopenia”, “Bônus e Ônus do Envelhecimento e “Suporte Nutricional em Geriatria”.

Para a estudante do 4º semestre de Nutrição, Iana da Cunha Barroso dos Reis, participar do processo de planejamento do II Simpósio de Nutrição e Psicologia agregou valor em sua vida acadêmica. “Foi um prazer fazer parte do processo de organização do II NUTRIPSI, um evento que exigiu criatividade, eficiência e visão para superar as expectativas dos participantes. Me orgulha bastante perceber que o NUTRIPSI vem adquirindo importância e frequência crescente na comunidade científica”.