O Curso de Bacharelado em Fisioterapia
A Fisioterapia é uma ciência necessária nas diferentes fases da vida – da neonatologia à geriatria. Todavia, esta vem, cada vez mais, destacando-se dentre as profissões de forma progressiva e rápida em decorrência dos avanços científicos e tecnológicos.
Considerando que a Fisioterapia tem como objeto de estudos o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas suas alterações patológicas, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, com objetivos de preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgão, sistema ou função.
Neste sentido, utiliza, para alcançar os fins e objetivos propostos, a ação isolada ou conjugada de fontes geradoras termoterápicas, crioterápicas, fototerápicas, eletroterápicas, sonidoterápicas e aeroterápicas, bem como, agentes cinésio-mecano-terápicos, e outros, decorrentes da evolução e produção científica nesta área.
O Curso de Graduação em Fisioterapia da Faculdade Novo Tempo de Itapipoca – FNTI formará fisioterapeutas generalistas e pesquisadores, estando direcionado a preparar o profissional da área de fisioterapia para atender às necessidades regionais e nacionais de saúde, contribuindo de forma teórica e prática com a descoberta de novas e melhores soluções para os problemas reais ou potenciais ligados aos distúrbios de órgãos, sistemas ou funções corporais.
Durante a Graduação, o estudante do Curso de Fisioterapia da Faculdade Novo Tempo de Itapipoca – FNTI tem a oportunidade de participar de Projetos de Pesquisa, Extensão e Programas de Monitoria de disciplinas específicas ou do ciclo básico. Há também uma preocupação em formar profissionais qualificados cuja consciência e prática social estejam voltadas para aspectos como o conhecimento e serviços como Educação e Saúde, sejam de acesso livre a todas as camadas sociais e não apenas a um pequeno número de privilegiados.
O Profissional
O Fisioterapeuta pode atuar como profissional liberal ou em diversas instituições de saúde, tais como: hospitais, clínicas, postos de saúde, centros de reabilitação, centros geriátricos, SPAs, empresas, centros desportivos, escolas, entre outros.
A realização de cursos de pós-graduação permite ainda ao fisioterapeuta atuar em instituições de ensino como professor universitário e pesquisador na área da fisioterapia.
A Fisioterapia possui as seguintes Especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO: Acupuntura Fisioterapia Dermato-Funcional Fisioterapia Esportiva Fisioterapia do Trabalho Fisioterapia Neuro Funcional Fisioterapia Oncológica Fisioterapia Respiratória Fisioterapia Traumato-Ortopédica Osteopatia e Quiropraxia Fisioterapia em Saúde Coletiva Fisioterapia em Saúde da Mulher.
Áreas de Atuação
O fisioterapeuta poderá atuar de forma autônoma (como em seus próprios consultórios ou em serviços Home Care) ou associado em instituições de saúde públicas e particulares.
A Fisioterapia possui as seguintes Especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO:
- Acupuntura (Resolução Coffito 219/2000)
- Fisioterapia Cardiovascular (Resolução Coffito 454/2015)
- Fisioterapia Dermato-Funcional (Resolução Coffito 362/2009)
- Fisioterapia Esportiva (Resolução Coffito 337/2007)
- Fisioterapia do Trabalho (Resolução Coffito 351/2008)
- Fisioterapia Neurofuncional (Resolução Coffito 189/1998– Alterada pela Resolução 226/2001)
- Fisioterapia em Oncologia (Resolução Coffito 364/2009– Alterada pela Resolução 390/2011)
- Fisioterapia Respiratória (Resolução Coffito 318/2006)
- Fisioterapia Traumato-Ortopédica (Resolução Coffito 260/2004)
- Fisioterapia em Saúde da Mulher (Resolução Coffito 372/2009– Revoga Resolução 365/2009)
- Fisioterapia Aquática (Resolução Coffito 443/2014)
- Fisioterapia em Terapia Intensiva (Resolução Coffito 402/2011)
- Osteopatia (Resolução Coffito 398/2011)
- Quiropraxia (Resolução Coffito 399/2011)
Habilidades e Competências
- Atenção à saúde:Desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, ser capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Deve realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética. A responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde.
- Tomada de decisões:Uso apropriado, eficácia e custo efetividade da força de trabalho, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Deve avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.
- Comunicação:Deve ser acessível e deve manter a confidencialidade das informações. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação.
- Liderança:Deve estar apto a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz.
- Administração e gerenciamento:Deve estar apto a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que deve estar apto a ser empreendedor, gestor, empregador ou líder da equipe de saúde.
- Educação permanente:Deve ser capaz de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Deve aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja beneficio mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional.
As tarefas cotidianas exigidas do Fisioterapeuta demandam preparo consistente, durante seu trânsito universitário, como condição a que esteja devidamente habilitado ao exercício profissional.
A sociedade dos negócios globalizados requer dos atuais e futuros fisioterapeutas que operem, no mercado de trabalho, com habilidades qualificadas e com eficiência profissional, visando à melhoria da prestação de serviços fisioterapêuticos – preventivos e curativos.
A partir da maturidade científica, responsabilidade, senso crítico, liderança, criatividade, idoneidade moral, consciência política e social, consciência da cidadania, comunicação clara e precisa, espírito inovador, desempenho quantitativo e qualitativo, controle metodológico e técnico.
Estando em pleno acordo com o perfil traçado pela Comissão de Especialistas do Ensino de Fisioterapia, o profissional a ser formado por essa instituição deverá ter:
a) Competências
Para que o fisioterapeuta egresso do Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA) exerça suas funções sociais de forma adequada, deve demonstrar competências e habilidades para interpretar e analisar, de maneira crítica, dados e informações, aplicar os conhecimentos técnicos na identificação e solução de problemas relativos às suas áreas de atuação, observar e raciocinar de maneira lógica e conexa e expressar-se claramente, além de conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Fisioterapia:
- Atuar-nos diferentes níveis de Assistência à Saúde, agindo em programas de promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, respeitando o ser humano e agindo sempre de acordo com os conhecimentos técnicos e científicos da Fisioterapia.
- Respeitar, em todas as etapas do seu trabalho, os princípios éticos e bioéticos, valorizando o respeito ao cidadão.
- Emitir laudos, pareceres e atestados.
- Agir de forma correta junto ao paciente, prestando esclarecimentos, dirimindo dúvidas e orientando-o e a seus familiares durante todo processo terapêutico.
- Encaminhar o paciente, quando necessário, a outros profissionais trabalhando de forma interdisciplinar junto a outros membros de equipe de Saúde.
- Prestar serviços de consultoria, além de promover atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de Saúde Pública ou Privada.
- Refletir, analisar e elaborar criticamente questões científicas e sociais em Saúde implicadas na atuação do Fisioterapeuta, tendo condições de intervir nas áreas de Fisioterapia comunitária, hospitalar e clínica.
- Planejar, atuar, acompanhar e avaliar ações de programas de promoção da saúde, prevenção de doenças e na reabilitação e recuperação do indivíduo, de forma humana, valorizando e respeitando a vida.
- Intervir-nos vários níveis de Atenção à Saúde para o desenvolvimento da qualidade de vida de indivíduos e das comunidades.
- Evidenciar senso crítico, investigativo e de autonomia pessoal e intelectual necessário para empreender a contínua qualificação de sua práxis profissional.
- Eleger técnicas, recursos e condutas apropriadas, objetivando tratar os distúrbios no campo do movimento humano, em toda sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica.
- Desenvolver e executar projetos de investigação na área de Saúde, que contribuam na produção do conhecimento, socializando o saber produzido e aplicando-o no cotidiano de sua atuação profissional.
- Acompanhar, incorporar e avaliar inovações científicas e tecnológicas pertinentes à sua prática profissional, sem perder de vista seu compromisso social.
- Atuar multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar mente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de Cidadania e de Ética.
- Ser capaz de aprender continuamente, tanto em sua formação quanto em sua prática diária, tendo responsabilidade e compromisso com sua educação e a de futuros profissionais.
b) Habilidades
Os alunos egressos do Curso de Bacharelado em Fisioterapia estarão preparados para as seguintes habilidades:
- Atuar nos níveis da saúde, planejando orientando e supervisionando intervenções fisioterapêuticas preventivas, promocionais, protetoras e reabilitadoras, tanto em nível individual quanto multiprofissional e social.
- Atuar multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar mente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e ética.
- Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integridade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.
- Contribuir para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas.
- Realizar consultas/avaliações e reavaliações do paciente colhendo dados, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar um diagnóstico cinético-funcional, para eleger e quantificar as intervenções e condutas fisioterapêuticas apropriadas, objetivando tratar as disfunções no campo da Fisioterapia, em toda sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando e decidindo pela alta fisioterapêutica.
- Elaborar criticamente o diagnóstico cinético funcional e a intervenção fisioterapêutica, considerando o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas, éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do fisioterapeuta, sendo capaz de intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária.
- Exercer sua participação de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social.
- Desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos e privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional.
- Emitir laudos, pareceres, atestados, relatórios.
- Prestar esclarecimentos, dirimir dúvidas e orientar o indivíduo e os seus familiares sobre o processo terapêutico.
- Manter a confidencialidade das informações, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral.
- Encaminhar o paciente quando necessário, a outros profissionais relacionando e estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe de saúde.
- Manter o controle sobre a eficácia dos recursos tecnológicos pertinentes à atuação fisioterapêutica garantindo sua qualidade e segurança.
- Exercício da Clínica de Recuperação.
Essas habilidades serão despertadas, incentivadas e aprofundadas durante o desenvolvimento do Currículo Pleno do Curso de Bacharelado em Fisioterapia.