Faculdade Uninta

Assessoria de Comunicação

Assessoria de Comunicação

Editorial – Conscientizar para prevenir

O mês de outubro se adorna, novamente, de rosa. É chegado o momento de conscientização e de participação em uma das campanhas mais importantes do ano, o Outubro Rosa. O movimento, que também é internacional, visa traçar métodos informativos para a prevenção e controle do câncer de mama e, de forma mais recente, o câncer de colo do útero. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre as doenças.

Neste primeiro informativo do mês de outubro, é importante deixar uma manifestação de apoio às ações que enfatizam o movimento.  De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de novos casos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Os números dão uma dimensão desse mal e reforçam a importância de reunir esforços em diversas frentes para minimizar dores e perdas. O câncer de mama é mais incidente na população feminina, contudo, não significa que homens também não possam ser acometidos. Justamente por ser mais raro nos homens, não existe um rastreamento do câncer de mama, portanto é importante que cada homem preste atenção ao seu corpo.

A campanha vai além das ações de conscientização, também está associada à busca por serviços médicos de qualidade, luta por direitos, acompanhamento e suporte emocional e outras demandas dos pacientes diagnosticados com câncer de mama ou câncer de colo do útero.

Além da prevenção, o movimento tem um papel significativo em relação as questões emocionais e psicológicas que cercam as doenças. Discutir experiências e externar apoio são atitudes essenciais para contribuir para o enfrentamento dessas patologias.

Que o mês de outubro possa de fato contribuir para a prevenção e diminuição dos riscos de desenvolvimento do câncer de mama e de colo do útero e que os esforços para a conscientização sejam mantidos, também, ao longo do ano. Bem-vindo, Outubro Rosa!

COMPARTILHE